Hidurbe

Vila Nova de Famalicão desenvolve projeto de drenagem de água através de espaços verdes

15/01/2021

Com o arranque da requalificação do centro de Vila Nova de Famalicão, ainda em 2020, além das principais praças passarem a ter mais espaço para peões e eventos ao ar livre, irão usufruir de espaços verdes com capacidade de drenagem de água, impedindo a sobrecarga dos coletores que a escoam para o rio Pelhe e, consequentemente, evitando cheias. 

Prevê-se que esta requalificação termine no final de 2021, contemplando o Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDS), o qual inclui ações como o aumento de espaços verdes nas praças e o rebaixamento das caldeiras das árvores e dos canteiros, permitindo uma maximização do aproveitamento das águas. Deste modo, o objetivo dos espaços verdes será atuar como esponjas que absorvem a água das chuvas, infiltrando-a no solo. 

Francisca Magalhães, directora do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística do Município de V. N. Famalicão, salienta que graças ao SUDS, que permite uma gestão da água eficiente a nível urbano, poderão evitar-se inundações, enxurradas e calamidades naturais. Além disso, a vegetação ribeirinha junto ao rio Pelhe irá reforçar a biodiversidade da cidade.

Para a Hidurbe, este é um exemplo digno de seguir graças a um aproveitamento eficaz dos espaços verdes. Parabéns @municipiodevnfamalicao!

Leia mais sobre este projeto aqui!