Hidurbe

HIDURBE participa em iniciativa da C. M. Maia para substituição do glifosato em prol de um futuro mais sustentável

28/02/2019

No passado dia 16 de fevereiro, a HIDURBE participou numa iniciativa integrada na inauguração da 2ª fase do EcoCaminho da Maia. A ação esteve relacionada com a aplicação de ácido pelargónico, tido como uma das potenciais alternativas ao glifosato para o controlo de ervas daninhas no município.

O Presidente da C.M. Maia, António da Silva Tiago, que testemunhou esta ação, considera que “Embora a saúde pública nunca tenha estado comprometida, encontrar soluções mais ecológicas e sustentáveis é uma obrigação de todos os municípios. E é isso que a Maia está a fazer”. Desta forma, apelou à sensibilização da comunidade maiata, referindo que “É preciso ter coragem para encarar o futuro. Este controlo depende exclusivamente da ação do homem, com o recurso a meios mecânicos e utilização de substâncias que permitam atuar em profundidade (monda química). Ao retirar essa aplicação, é natural que o crescimento das ervas seja mais rápido pois as soluções mais ecológicas são também menos eficazes, atuando apenas a nível superficial.”

Ainda que a aplicação destas medidas mais ecológicas e amigas do ambiente possam ser menos eficazes e eficientes em relação à aplicação do glifosato, o edil acredita que esse deverá ser o caminho a seguir, contribuindo para uma Maia mais sustentável para as gerações futuras.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.