Hidurbe

Estratégia dos Biorresíduos em Portugal

23/07/2020

Sabia que a partir de 1 de janeiro de 2027 os biorresíduos recolhidos por via indiferenciada e reciclados a partir de tratamento mecânico biológico, deixam de ser contabilizados para cumprimento da taxa de preparação para a reutilização e reciclagem?

Isto significa que a partir dessa data, a contabilização dos biorresíduos como reciclados será feita apenas para os que tiverem sido objeto de recolha seletiva. 

Um exemplo de estratégia para os biorresíduos é o projeto “Embrulha”, do qual a Hidurbe muito se orgulha em ser parceira, da autoria da Lipor, cujo objetivo é a redução na fonte e a reutilização das sobras alimentares. No caso concreto da restauração, são oferecidas embalagens biodegradáveis para sensibilizar os clientes a levarem as sobras para casa, conseguindo-se assim contabilizar a quantidade de doses servidas por pessoa e, consequentemente, reduzir o desperdício alimentar. 

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática redigiu um documento que compila os principais objetivos e metas estratégicas para os biorresíduos. Leia-o aqui!