Hidurbe

Fotovoltaica

A Hidurbe elabora projetos na área da energia renovável cujo objetivo é a construção de um futuro onde a energia é mais limpa, eficiente e sustentável. Para tal, combina conhecimento técnico e oferece uma solução que se destaca ao nível da engenharia, preço e equipamento.

Em regime de concessão para a instalação e operação, dispomos de Parceiros que garantem a construção, financiamento, manutenção e fornecimento de equipamentos com tecnologia de ponta, pertencentes à Lista TIER 1.

Através do recurso ao perfil de consumo e após visita técnica para validação do espaço disponível, sombreamentos, cablagem e ponto de injeção, procede-se ao dimensionamento pormenorizado em regime de Produção Auto Consumo (UPAC) ou outro regime que melhor se adeque.

A aposta no autoconsumo é clara, por vários motivos:

  • Não existe qualquer tipo de restrição relativamente à potência bem como ao acesso à Atividade;
  • O custo do kWh evitado no consumo está atualmente em paridade com o custo de exploração dos sistemas;
  • O valor do kWh evitado no consumo tende a aumentar enquanto o preço do kWh autoconsumido fica fixado por todo o período de vida do projeto.

O investimento num projeto deste tipo constitui:

  • Um aproveitamento de espaço não utilizado minimizando os consumos e custos energéticos e a pegada ecológica da instalação, incluindo a possibilidade de obtenção de certificados verdes;
  • Uma matriz de eficiência energética que poderá ser enquadrada em qualquer programa de racionalização de energia (SGCIE);
  • O aumento da autonomia da instalação e uma estratégia de marketing de promoção da marca pela aposta nas energias limpas.

Referências

 
Projeto: Construção e operação de parque fotovoltaico nas instalações da Lipor

Cliente: Parceria entre ENDESA Portugal, Hidurbe e LIPOR

Projeto: Instalação de 2.200 módulos fotovoltaicos de elevada performance, ocupando uma área total de 4.256 metros quadrados, divididos em 3.308 metros quadrados na cobertura da unidade fabril e 948 metros quadrados no espelho de água (túnel de compostagem), para uma potência instalada de 748 kWp (kiloWattpico).